quinta-feira, 19 de julho de 2007

A reação mais comum das pessoas ao tomarem conhecimento que parte da viagem que faremos ao Peru e Bolívia será realizada de bicicleta é: “vocês estão loucos, é muito perigoso”. Até uma semana atrás, minha resposta era “viver é perigoso, veja quantas pessoas já morreram no trânsito de Brusque nesse ano”. Porém, desde terça-feira, 17 de julho, meu argumento mudou: “perigoso é viajar de avião no Brasil”. Há uma razão no que eu estava dizendo. Brusque é uma pequena cidade de Santa Catarina com índice de vítimas fatais no trânsito que, proporcionalmente, se iguala as grandes cidades.
Eu e o Maurício sabemos que há alguns riscos em viajar de bicicleta, principalmente nas rodovias movimentadas, como a Pan American Highway. No entanto, o sucesso em se completar o trecho sobre duas rodas depende de dois fatores: nós (evitar quedas) e os veículos maiores (evitar atropelamentos). 50% eu garanto. Mas fico pensando nas 186 pessoas que morreram no acidente com o avião da TAM – vôo 3054. Sem chances de escolha. Vítimas da negligência dos órgãos governamentais.
No Brasil há um constante estado moroso. A precária situação do transporte aéreo no país veio ao conhecimento de todos depois do acidente com o avião da Gol. Iniciou-se então uma novela. Atores principais e coadjuvantes se debatendo, enquanto o público, esperando horas para o embarque nos aeroportos desta imensa nação patética. Os sintomas dessa doença de caráter estão espalhados por todos os cantos. Um exemplo? O projeto América Andina – Expedição Garra Aventura deveria iniciar no dia 22 de julho, mas a dificuldade de se agendar um horário na Polícia Federal para a confecção do passaporte já adiou os planos.
Esse é o sentimento de descaso que provamos no momento em que precisamos de algum serviço efetuado pelos órgãos públicos no Brasil. Ações que poderiam ter sido tomadas pela Infraero e ANAC no momento de decidir o futuro da pista de Congonhas. Isso não aconteceu. E agora? Fica em mim o sentimento de vergonha. De esperar sentando que o meu futuro seja decidido por pessoas que não desejam mudanças.

4 comentários:

Mau Haas disse...

Isso é uma barbaridade mesmo, tchê!!!
Mas, mais uma vez, vamos ter que passar por cima da má vontade de alguns...
Baleu pela primeira "postagem"!!!

Greyce Vargas disse...

Mas bah! que baita idéia essa de vocês! Quase peguei a mochila e disse: Vou junto, tá?

Anônimo disse...

Uhuuu!!!!A partida foi dada!!!!
Só posso desejar muita sorte e ficar aqui torcendo por vcs.... vai dar tudo certo!
Quero acompanhar todas as notícias!!!

Valeu!!!!
Bjs
Camile

Anônimo disse...

Elton e Mau
Admiração não é bem a palavra, estou mesmo na torcida e com uma ponta de inveja (no bom sentido)...
A vida é uma grande aventura, uma viagem alucinante e poucos são os privilegiados que conseguem fazer dela aquilo que realmente desejam...
Sem sonho, sem prazer, sem loucura, a vida não tem sentido...
Feliz Vida e Feliz Viagem!
Saudade Gigante
As lágrimas vieram com as primeiras palavras deste blog....
Tudo de bom e Namasthê!
Letícia